terça-feira, 13 de março de 2012


Classicismo

O Classicismo teve início na Itália, no final do século XV, e marcou os séculos XVI, XVII e XVIII por conta das grandes transformações políticas, econômicas e culturais que causou na Europa.
O período clássico contou com a combinação de vários acontecimentos para ganhar tanta força. A reforma protestante comandada por Lutero, amenizou o poder da igreja sobre o povo  e facilitou a idéia do antropocentrismo que foi levado pelo classicismo. Outro fator que ajudou muito foi a criação da imprensa, nesta época os veículos de comunicação já estavam muito fortes e divulgavam os autores gregos e latinos que são de cultura clássica.
Nas obras clássicas, dava-se muita atenção para a perfeição formal, ou seja, a métrica, as rimas, correção gramatical etc. Outras características clássicas são o antropocentrismo, que é o homem no centro das coisas, deixando a religião e correndo atrás de seus próprios interesses, o racionalismo, todas as decisões tomadas eram de forma racional, sempre a razão predominava sobre a emoção, e o humanismo, os interesses pessoais, não eram tão importantes comparados aos interesses universais, ou seja, de preocupação universal.
A era clássica teve alguns autores de destaque, Sá de Miranda, Antonio Ferreira e Bernadim Ribeiro foram alguns deles. Mas ninguém foi tão importante para o período quanto Luís Vaz de Camões. Camões é considerado um dos mais importantes escritores de todos os tempos reconhecido mundialmente. Ele escreveu poesias líricas,  épicas e peças teatrais, porém sua obra mais famosa é a epopéia “Os Lusíadas, considera umas obra prima.
O classicismo teve fim quando houve a revolução industrial e francesa, dando lugar assim a uma nova configuração política, social e econômica.

 
A imagem retrata a mitologia do classicismo.